sábado, 11 de outubro de 2008

O Anjo Mais Velho


(Fernando Anitelli)

"O dia mente a cor da noite
E o diamante a cor dos olhos
Os olhos mentem dia e noite a dor da gente

Enquanto houver você do outro lado
Aqui do outro eu consigo me orientar
A cena repete a cena se inverte
enchendo a minha alma d'aquilo que outrora eu deixei de acreditar
tua palavra, tua história
tua verdade fazendo escola
e tua ausência fazendo silêncio em todo lugar

metade de mim
agora é assim
de um lado a poesia o verbo a saudade
do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim

e o fim é belo incerto...
depende de como você vê
o novo, o credo, a fé que você deposita em você e só

Só enquanto eu respirar
Vou me lembrar de você .."

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Ser Sereno


(autor desconhecido)

Todo homem sábio é sereno.
A serenidade é conquista que se consegue com esforço pessoal e passo a passo.
Pequenos desafios que são superados; irritação que se faz controlada; desafios emocionais corrigidos; vontade bem direcionada; ambição freada, são experiências para a aquisição da serenidade.
Um Espírito sereno já se encontrou consigo próprio, sabendo exatamente o que deseja da vida.

A serenidade harmoniza e se exterioriza de forma agradável para os que estão ao seu redor.
Inspira confiança, acalma e propõe afeição.
O homem sereno já venceu grande parte da luta.
Que nenhuma agressão exterior te perturbe, te levando à irritação, ao desequilíbrio.


Mantenha-se sereno em todas as realizações.

A tua paz é moeda arduamente conquistada, que não deve ser atirada fora por motivos irrelevantes.
Os tesouros reais, de alto valor, são aqueles de ordem íntima, que ninguém toma, jamais se perdem e sempre seguem com a pessoa.
Tua serenidade é tua pedra preciosa.
Nunca se permita demonstrar que foi atingido pela maldade alheia.
No teu círculo familiar ou social sempre se deparará pessoas perturbadoras, confusas e agressivas.

Não se desgastes com elas.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

O Mestre da Vida


"Os sonhos são como uma bússola, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar. São eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer."

O Mestre da Vida foi fiel às suas palavras, viveu o que discursou. Deu mais importância aos outros do que a si, mesmo diante da morte. Foi digno da mais alta autoridade, porque abdicou dela.
Após sair da última ceia, os discípulos decepcionaram seu Mestre ao máximo. Ele estava para ser preso e aguardava a escolta. Pela primeira vez pediu algo a eles. Solicitou que estivessem com ele naquele momento angustiante. Mas os discípulos, estressados por vê-lo suando sangue e sofrendo, dormiram.
Judas chegou com a escolta e traiu o Mestre com um beijo. Em vez de ser dominado pela frustração e ódio, Jesus disse: - “Com um beijo me trais”. Queria dizer: “Você tem certeza de que é isso o que deseja? Pense antes de reagir.” O Mestre dos Mestres não desistiu dele, queria reconquistá-lo, levá-lo a usar o seu dramático erro para crescer.
Horas depois de ser preso, Pedro o golpeou três vezes negando veementemente que o conhecia. No momento em que ele o nega pela última vez, o Mestre vira-se para ele e diz: “Eu o compreendo.” Você já disse para alguém que errou muito com você “eu o compreendo”? Somos muitas vezes carrascos das pessoas que erram, até dos nossos filhos, mas o maior vendedor de sonhos jamais desistiu dos jovens que escolheu. Os jovens são implacáveis e agressivos com os erros dos seus pais ou amigos, falta compreensão e sobra punição.
Jesus Cristo, apesar dos acidentes de percurso, acreditava nas sementes que plantara. Investiu sua inteligência em pessoas complicadíssimas para mostrar que todo ser humano tem esperança.

Perdoou homens indesculpáveis. Compreendeu atitudes incompreensíveis. Nunca alguém tão grande se fez tão pequeno para tornar grandes os pequenos.

(Trechos do Livro Nunca Desista de Seus Sonhos de Augusto Cury, adaptado por Camila Silva.)

sábado, 5 de julho de 2008

Samba Nosso !


Acho até que demorei a dedicar um espaço nesse cantinho meu a uma pessoa, uma cantora, uma intérprete que vem me surpreendendo a cada disco, Maria Rita. Com um repertório escolhido cuidadosamente, ela mostra que possui um extremo bom gosto e inteligência ao escolher o saudoso Tom Capone, Lenine e Leandro Sapucahy produzindo os seus três discos respectivamente. Nestes o próprio Lenine, Moska, Dudu Falcão, Marcelo Camelo (amo amo!!), Gonzaguinha, Arlindo Cruz, Rodrigo Maranhão já tiveram a honra de ter músicas cantadas e interpretadas por uma das maiores revelações da MPB.

O seu último disco, Samba Meu, apresentado com brilhantismo ao mercado, vem ganhando a opinião pública e a consagrando mais uma vez como uma artista de primeira linha. As batidas, a sonoridade desse disco é contagiante e faz com que nós, os ouvintes, sintamos que esse Samba não é só Seu, mas sim, um Samba Nosso.

Minha preferida... O que é o Amor?

se perguntar o que é o amor pra mim
não sei respondernão sei explicar
mas sei que o amor nasceu dentro de mim
me fez renascer me fez despertar
me disseram uma vez que o danado do amor pode ser fatal
dor sem ter remédio pra curar
me disseram também que o amor faz bem e que vence o mal
e até hoje ninguém conseguiu definir o que é o amor

quando a gente ama brilha mais que o sol é muita luz
é emoção(o amor)
quando a gente ama é o clarão do luar
que vem abençoar o nosso amor

(Arlindo Cruz / Maurição / Fred Camacho)



terça-feira, 24 de junho de 2008

Arrebataste o Coração

Hoje dedico este post à vida, à vida bem vivida. Escrevo para aquelas pessoas que dão valor e trazem significado à outras vidas, que sabem que não estão apenas coabitando com outros seres e sim transformando cada movimento, cada palavra, cada sorriso, cada abraço, cada lágrima, cada beijo em energia. Energia que transmite calor humano, pensamento positivo, o querer bem.
Energia que faz transcender o amor que emana em cada coração, conduzindo a felicidade de quem está ao seu redor, sem reservas, sem desconfianças.

"... Se existe um lugar onde eu possa estar para ficar perto de ti, me diga que eu irei, Senhor ... Estou aqui, meu amor, te esperando com saudades no jardim, vem pra mim, pois me arrebataste o coração, amado meu ... " (Arrebataste, Ministério Apascentar de N. Iguaçu)

Poderíamos até ter uma impressão errada da vida, mas isso deve ser superado pela vontade vivê-la em sua plenitude. De tudo que possamos querer, honrar a felicidade de nós mesmos através da felicidade do nosso semelhante, é para mim o melhor caminho a princípio.

Foto: Jude Law e Norah Jones, no filme Um Beijo Roubado :) :)

domingo, 15 de junho de 2008

A Arte da Transformação


O que a BORBOLETA nos transmite é a da Arte da Transformação. Arte, porque precisamos aprender a utilizar nossas aptidões naturais para conhecer e saber o momento em que estamos vivendo, descobrir em que fase do processo e o que fazer para concretizar nossos objetivos.

A borboleta representa os ciclos da vida, movimento e mudança. Percebemos que esse é um processo contínuo, e que pode se encaixar em todas as situações de nossas vidas. Podemos ver a importância da humanidade em aprender a fazer o que toda a natureza faz por meio dos seus estágios de evolução.

O estágio Casulo é quando se começa algo, quando a idéia brota e surge de algum ponto, mas ainda não tem fundamentos nem vida própria para se sustentar;
O estágio da Larva é o ponto onde decide criar condições para que essa idéia definitivamente se desenvolva;
Já tomado uma nova forma, a Lagarta, é o estágio onde é necessário se envolver com um ideal a ponto de determinar como vai querer que ele se concretize e se realize;
No final, a Borboleta, é a fase da cristalização, da concretização e do nascimento do desejo realizado, a idéia manifestada com cores, formas, peso, volume e sentimento.

A grande sabedoria que a BORBOLETA nos proporciona é o segredo da autotransformação. Assim, o administrador, como um agente transformador, age pela necessidade de mudar a sua maneira de enxergar o processo para encontrar as soluções mais eficientes. Assim, torna-se um elemento fundamental, capaz de manter as organizações competitivas e rentáveis, através da gestão do conhecimento e das mudanças.

Estamos a caminho de romper este casulo que traz complexas possibilidades e desafios através das mudanças. Caminharemos com a borboleta, e voaremos em suas asas para aprender a arte da autotransformação.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Ser ou não Ser?


por Fernando Pessoa ¨

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.

De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.

Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.

O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer
.Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo : "Fui eu ?"
Deus sabe, porque o escreveu.

sábado, 19 de abril de 2008

Anjo de Luz chamado Isabella Oliveira


Tentei escrever sobre outra coisa, algum texto que li, uma música ou poesia ... mas, não consigo parar de pensar nesta tragédia que invadiu as nossas casas, com notícias pormenorizadas e às vezes até apelativas (surtiram efeito, em mim), mas enfim, este fato que chocou a sociedade brasileira.

Questiono-me como alguém, um pai, se é que ele merece tal nomenclatura, seria capaz de tamanha atrocidade. É praticamente impossível, não, é impossível, justificar a crueldade, a falta de humanidade, a indecência, o desrespeito para com todas as MÃES e PAIS que exercem seu papel de amigo, amor, carinho e proteção, àqueles que amam e protegem pessoas que são partes de si. A sociedade clama por justiça e quem quer que tenha cometido este crime, deverá ser responsável pelos seus atos.

Venho demonstrar a minha indignação, perante a seres humanos capazes de agir de maneira tão repudiante.

Por fim, ao ler palavras tão serenas de uma MÃE, faço-me acreditar que irá perdurar os gestos, os breves e infinitos momentos de plena alegria. Que somente o grandioso Arquiteto deste universo poderá ajudá-la a trilhar caminhos de luz e força.


“A morte não é tudo. Não é o final.
Eu apenas passei para a sala seguinte. Nada aconteceu.
Tudo permanece exatamente como foi.
Eu sou eu, você é você,
e a antiga vida que vivemos tão maravilhosamente juntos
permanece intocada, imutável.
O que quer que tenhamos sido um para o outro, ainda somos.
Chame-me pelo antigo apelido familiar.
Fale de mim da maneira que sempre fez.
Não mude o tom.
Não use nenhum ar solene ou de dor.
Ria como sempre fizemos das piadas que desfrutamos juntos.
Brinque, sorria, pense em mim, reze por mim.
Deixe que o meu nome seja uma palavra comum em casa, como foi.
Faça com que seja falado sem esforço, sem fantasma ou sombra.
A vida continua a ter o significado que sempre teve.
Existe uma continuidade absoluta e inquebrável.
O que é esta morte senão um acidente desprezível?
Porque ficarei esquecido se estiver fora do alcance da visão?
Estou simplesmente à sua espera, como num intervalo,
bem próximo, na outra esquina.
Está tudo bem!”

(postado por Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella, em sua página pessoal, autor desconhecido)

quinta-feira, 27 de março de 2008

A Bailarina de Chico


Há exatos 18 dias em que não posto nada aqui. Falta de tempo? À primeira vista sim. Mas pensando melhor, o que existe é uma falta de leveza nesses derradeiros dias...
Acordo cedo. Durmo tarde. Durmo pouco. Viajo 2 horas todos os dias. Estudo. Monografia.

Livrosssssss. Termos Técnicos. E mais Termos. Peter Drucker. Chiavenato. Ansoff. Quem???

Não se preocupe, eu também não os conheço (ao menos, não pessoalmente..rsrsr). Estágio. Idéias?? Brotam e minam ao mesmo tempo, sugadas pela correria do dia-a-dia.

Com tantas turbulências, percebi que não tenho conseguido "ler" as poesias cotidianas, o sol, a lua, a brisa, o sorriso singelo de uma criança na rua, a escutar as músicas das quais eu tanto gosto e não apenas ouví-las, enfim, essas coisas que trazem a serenidade que eu preciso para estar bem, realmente bem.

"Olha Será que ela é moça? Será que ela é triste?
Será que é o contrário? Será que é pintura? ...
E se ela chora num quarto de hotel .. E se eu pudesse entrar na sua vida
Sim, me leva pra sempre, Beatriz, me ensina a não andar com os pés no chão,
para sempre é sempre por um triz, diz se é perigoso a gente ser feliz
Olha, Será que é uma estrela ? " (Chico Buarque)

domingo, 9 de março de 2008


A paixão é como Deus que quando
quer me toma todo o pensamento

A paixão é como Deus que quando
quer me toma todo o pensamento
Dirige os meus movimentos,
meu passo é teu
Meu pulso é desse todo poderoso,
sentimento.
(Edu Tedeschi)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Este post é dedicado à Mariana Lyrio, anfitriã do blog Outro Quintal,
com bastante carinho.

Bonitas são as coisas vindas do interior,
as palavras simples, sinceras e significativas;
o sorriso que vem de dentro,o brilho dos olhos...
Bonito é o dia de sol depois da noite chuvosa
Bonito é procurar estrelas no céu e
dar de presente ao amigo, amiga, namorado...
Bonito é chorar quando se sentir vontade
e deixar que as lágrimas rolem
sem vergonha ou medo de crítica.
Bonito é ser realista sem ser cruel,
acreditar na beleza de todas as coisas.
Bonito é a gente continuar sendo gente em quaisquer situações.
Bonito é você ser você.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008


por Dudu Falcão
Feliz !!! (voz: Maria Rita)

vem pra misturar juízo e carnaval
vem trair a solidão
vem pra separar o lado bom do mal
e acalmar meu coração
vem pra me tirar o escuro e a sensação
de que o inferno é por aqui
vem pra se arrumar na minha confusão
vem querendo ser feliz !!

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Apenas mais um de Fernando Pessoa!

Sonhe com as estrelas, apenas sonhe, elas só podem brilhar no céu.
Não tente deter o vento, ele precisa correr por toda parte,
ele tem pressa de chegar, sabe-se lá aonde.
As lágrimas? Não as seque, elas precisam correr na minha, na sua,
em todas as faces.
O sorriso! Esse, você deve segurar, não o deixe ir embora, agarre-o!
Persiga um sonho, mas, não o deixe viver sozinho.
Alimente a sua alma com amor, cure as suas feridas com carinho.
Descubra-se todos os dias, deixe-se levar pelas vontades, mas, não enlouqueça por elas. Abasteça seu coração de fé, não a perca nunca.
Alargue seu coração de esperanças, mas, não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-as.
Se perder um amor, não se perca! Se o achar, segure-o!
Circunda-se de rosas, ama, bebe e cala. O mais é nada.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008


por Alberto Caieiro ( Fernando Pessoa)

O meu olhar é nítido como um girrasol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...

E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...

Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo...

Creio no mundo como um malmequer,
Porque o vejo, mas não penso nele
Porque pensar é não compreender..

O mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...

Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo da natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe porque ama, nem o que é amar...
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência é não pensar...

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Cem Sonetos de Amor


por Pablo Neruda

Saberás que não te amo e que te amo
posto que de dois modos é a vida,
a palavra é uma asa do silêncio,
o fogo tem uma metade de frio.

Eu te amo para comerçar a amar-te,
para recomeçar o infinito
e para não deixar de amar-te nunca:
por isso não te amo ainda.

Te amo e não te amo como se tivesse
em minhas mãos as chaves da fortuna
e um incerto destino desafortunado.
Meu amor tem duas vidas para amar-te.
Por isso te amo quando não te amo
e por isso te amo quando te amo.

ps.: estou romântica hoje .. rs

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O Haver


Resta, acima de tudo, essa capacidade de ternura
Essa intimidade perfeita com o silêncio
Resta essa voz íntima pedindo perdão por tudo
- Perdoai-os! porque eles não têm culpa de ter nascido...
Resta esse antigo respeito pela noite, esse falar baixo
Essa mão que tateia antes de ter,
esse medo
De ferir tocando, essa forte mão de homem
Cheia de mansidão para com tudo quanto existe.
Resta essa imobilidade, essa economia de gestos
Essa inércia cada vez maior diante do Infinito
Essa gagueira infantil de quem quer exprimir o inexprimível
Essa irredutível recusa à poesia não vivida...

Vinícius de Moraes

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Desconfie do Destino


Para os erros, há perdão
Para os fracassos, chance
pros amores impossíveis, tempo.
De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma.
O romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.
Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode,
que o medo impeça de tentar.
Desconfie do destino e acredite em você.
Gaste mais horas realizando que sonhando,
fazendo que planejando, vivendo que esperando,
porque embora quem quase morre esteja vivo,
quem quase vive já morreu.

(Sarah Westphal Batista da Silva)
:)

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

S O R R I A


por Charles Chaplin

Ei! Sorria... Mas não se esconda atrás desse sorriso...
Mostre aquilo que você é, sem medo.
Existem pessoas que sonham com o seu sorriso, assim como eu.
Viva! Tente! A vida não passa de uma tentativa.
Ei! Ame acima de tudo, ame a tudo e a todos.
Não feche os olhos para a sujeira do mundo, não ignore a fome!
Esqueça a bomba, mas antes, faça algo para combatê-la, mesmo que se sinta incapaz.
Procure o que há de bom em tudo e em todos.
Não faça dos defeitos uma distancia, e sim, uma aproximação.
Aceite! A vida, as pessoas, faça delas a sua razão de viver.
Entenda! Entenda as pessoas que pensam diferente de você, não as reprove.
Ei! Olhe... Olhe a sua volta, quantos amigos...
Você já tornou alguém feliz hoje?
Ou fez alguém sofrer com o seu egoísmo?
Ei! Não corra. Para que tanta pressa? Corra apenas para dentro de você.
Sonhe! Mas não prejudique ninguém e não transforme seu sonho em fuga.
Acredite! Espere! Sempre haverá uma saída, sempre brilhará uma estrela.
Chore! Lute! Faça aquilo que gosta, sinta o que há dentro de você.
Ei! Ouça... Escute o que as outras pessoas têm a dizer, é importante.
Suba... faça dos obstáculos degraus para aquilo que você acha supremo,
Mas não esqueça daqueles que não conseguem subir a escada da vida.
Ei! Descubra! Descubra aquilo que há de bom dentro de você.
Procure acima de tudo ser gente, eu também vou tentar.
Ei! Você... não vá embora.
Eu preciso dizer-lhe que... te adoro, simplesmente porque você existe.