terça-feira, 2 de outubro de 2007

Escolhas ..


Nossas escolhas nos acompanham como marcas na alma, cada escolha inclui uma renúncia. São estas escolhas que moldam o nosso futuro. Não estou falando de um futuro distante, mas de algo bem mais próximo, como o dia de hoje ou o de amanhã. Geramos nossos próprios meios, obtemos exatamente aquilo pelo que lutamos.

Temos uma grande capacidade de enfrentar as agressões inevitáveis que nos chegam. E que estamos muito mais indefesos diante das situações que criamos. É ilusão pensarmos que somos aquilo que a vida, os outros ou os acontecimentos fizeram de nós. Somos, antes, aquilo que as nossas escolhas determinaram. A vida pode arrastar-nos de um lado para outro, magoar-nos, oferecer-nos dias de glória ou de tristeza. Mas não nos corrompe.

É preciso compreender melhor o sentido de nossas escolhas, desmistificá-las e curar nossa alma das decisões ignorantes. O fato é que sabemos pouco sobre escolhas conscientes. Mas, sabemos muito sobre desejos e sensações. Há uma verdade indiscutível: a vida, sob todos os aspectos, é pura sensação. Cada aspecto das nossas experiências existenciais se fundamenta nas sensações, que é essa infinidade de estímulos que constrói todo o nosso universo pessoal de experiências. Perceba: a sua vida existe por força das sensações, você olha, cheira, toca, ouve, experimenta. São estas as portas pelas quais a vida penetra em sua mente e coração. Todo o tempo, sentimos. E são esses sentimentos que determinam nossas construções mentais e alicerçam a nossa própria biografia.

Há um momento da vida em que a gente escolhe a si mesmo. Hoje, esta é a minha escolha. E a sua?

Um comentário:

Higor Bastos disse...

Já passei por vários momentos de escolha, umas me guiaram a bons caminhos, outras não...
Mas o importante é sempre escolher, caminhar caminhos diferentes, aprender com as escolhas e saber que a vida é uma surpresa, onde muitas vezes temos de 'perder' para 'ganhar'.
Ótimo post Camila, peço que me desculpe, mas o post : "Baixinho" , tive de expor em meu blog, adorei a postagem, Mas é claro também que coloquei a fonte lá: "Extraído do blog: 'Signo de ar'.
Abraço. Sucesso! Isso aqui é massa demais não é?!